BRASIL
- frotanqueiroz
- 3 de mai.
- 3 min de leitura
Dados informativos
Pobreza
É considerado pobre no Brasil quem tem uma renda mensal de 665,00 reais.
No Brasil, são cerca de 60 milhões de pessoas. Não sei quais os parâmetros que o governo usa para fazer esse cálculo. De acordo com o Banco Mundial, é considerado pobre quem ganha 6,85 dólares por dia. Hoje, o dólar está custando 5,68 reais. Multiplicando-se por 30 dias, temos 205,5 dólares por mês. Multiplicando-se por 5,68, temos 1.167,24 reais por mês. Se considerarmos o parâmetro do Banco Mundial, certamente a quantidade de pobres no Brasil é muito maior do que aquela que o governo informa.
Corrupção
Segundo a Transparência Internacional, uma organização sem fins lucrativos anticorrupção sediada em Berlim, o Brasil registrou em 2024 34 pontos e a 107 posição entre 180 países. E a pior nota e a pior colocação do país na série histórica do índice iniciada em 2012. Aliás, isso fica bem claro para a população, através dos meios de comunicação. A sensação que se tem é a de que em todos os órgãos públicos tem alguma corrupção, corrupção esta, muitas vezes, envolvendo também grandes empresas e lobistas.
Violência
O Brasil lidera o ranking mundial em números absolutos de homicídios com 38000 assassinatos em 2024, seguido da Índia e do México. Com relação à taxa de homicídios por 100.000 habitantes, a taxa de mortalidade ficou em 22.8, o patamar mais baixo desde 2011. Quanto ao feminicídio, o Brasil teve, em 2023, 1463 mulheres assassinadas. O maior número desde quando foi criada a lei contra o feminicídio. Em 2024, o número foi semelhante, 1450, levemente menor que no ano anterior.
Justiça
De acordo com o Rule of Law Index 2024 elaborado pelo World Justice Project, o Brasil tem um dos piores índices de corrupção e imparcialidade no Judiciário. Também fica claro quando se vê o noticiário nacional.
Educação
O Brasil ocupa posições finais em rankings internacionais como o PISA, principalmente em matemática, leitura e ciência. Também se sai mal em outros rankings como o da Economist Intelligence Unit, onde ocupa a penúltima posição. Além disso, o analfebetismo ainda é alto, com uma taxa de 6,8 por cento na população maior de 15 anos, acima da média mundial que é de 2,6 por cento.
Saúde
A Constituição Federal de 1988 decidiu que a saúde pública deveria ser universal, gratuita e de acesso igualitário a todos. A partir dessa decisão, e em razão dela, foi criado em 1990 o Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo e, sem dúvida, é um excelente sistema. Atende cerca de 190 milhões de brasileiros e é considerado muito bom pela maioria dos atendidos pelo Sistema.
Entretanto, hoje, enfrenta desafios graves, como a falta de recursos, a falta de profissionais, a demora no atendimento e a necessidade de melhorias na sua gestão.
Bom, aí estão alguns aspectos e dados sobre a situação do Brasil hoje.
Contribuem para essa situação, os seguintes pontos:
Desigualdade de renda
Falta de acesso a uma educação de qualidade
Carência de oportunidades
Investimentos insuficientes em políticas sociais
Falta de transparência de um modo geral
Baixa participação da população
Burocracia excessiva
Concentração fundiária
Dificuldade de acesso a serviços básicos (água potável, saneamento básico, etc.)
Monopolização da política e do mercado.
Convém lembrar ainda:
Quando o Presidente Lula completar o seu terceiro mandato, no final de 2026, o Brasil terá passado, dos últimos 24 anos, 18 sob a direção do PT. Ou seja: 75 por cento desse período, o País esteve sob a direção do partido dos Trabalhadores -
E se me perguntarem: o Brasil tem possibilidade de ser uma potência, um País realmente desenvolvido?
Respondo:
Não.
A curto e médio prazo, nenhuma possibilidade. A longo prazo, possível, mas improvável. Continuamos um País de Renda Baixa. Talvez nunca alcancemos, sequer, uma Renda Média. Daqui a uns 500 anos seremos um País velho, e pobre como sempre. Razão principal, talvez única: A formação inicial da nossa sociedade.
Comments