top of page
Buscar

O SER HUMANO

  • frotanqueiroz
  • 1 de jun.
  • 3 min de leitura

Nós, homo sapiens, do gênero homo, da família hominidae, da ordem dos primatas, da classe mammalia, filo chordata, do reino animalia, somos, atualmente os únicos representantes do gênero homo. A origem dos primatas remonta a um período que se imagina em cerca de 60 a 70 milhões de anos. A partir da extinção dos dinossauros houve uma rápida disseminação e diversificação dos primatas, que se adaptaram a ambientes diversos e nichos ecológicos. Acredita-se que os ancestrais dos primatas modernos atravessaram o oceano e chegaram à África, certamente em troncos de vegetais, a cerca de 30, 40 milhões de anos.

(Lembrando: Hominídeo pode ser definido como um membro da família Hominidae e também é considerado como “Grandes macacos”. Incluem gorilas, chimpanzés, bonobos, orangotangos, outros já extintos e também o Homo Sapiens e os seus ancestrais. Os Símios menores não fazem parte dos hominídeos. Já hominineo é o grupo dos atuais humanos, espécies humanas extintas e todos os nossos ancestrais  imediatos, incluindo membros do gênero homo: Australopithecus, Ardipithecus e Paranthropus.)

Como se vê, a nossa história é bem longa. Por volta de 6 a 8 milhões de anos atrás os chimpanzés e os humanos compartilhavam um ancestral comum nessa época, os antepassados dos humanos começaram a se diferenciar dos antepassados dos chimpanzés (só como informação: Os macacos, os símios, os lêmures e os humanos são primatas e se caracterizam por terem o cérebro relativamente grande, olhos voltados para frente, polegares opositores e unhas em vez de garras). Esse ancestral comum aos humanos e chimpanzés, era semelhante a um macaco, mas com características que seriam, mais tarde, encontradas nos humanos e nos chimpanzés.

O processo de separação evolutiva foi gradual e ocorreu ao longo de milhões de anos. Essa separação evolutiva originou duas linhagens : uma que levou aos humanos modernos e outra aos chimpanzés e bonobos atuais. Isso não significa que os chimpanzés sejam ancestrais diretos dos humanos,  mas que ambos descendem de um ancestral comum.

À medida que as duas espécies se separavam, cada uma começou a desenvolver características próprias e a se adaptar ao seu ambiente. A linhagem que levaria aos humanos, evoluiu em direção aos australopithecus (macaco do sul), hominídeos que viveram no sul e leste da África e que se extinguiram entre 4 e 1,5 milhões de anos atrás. São considerados os nossos parentes mais próximos e foram nossos ancestrais. Um exemplar famoso foi Lucy, um fóssil de um australopithecus afarensis  fêmea que viveu há cerca de  3,2 milhões de anos. Da análise desse fóssil, foi possível constatar que ela e outros da sua espécie já caminhavam eretos (bipedalismo).

Lucy era mais baixa que o humano médio atual, tinha o cérebro um pouco menor que a metade do cérebro dos humanos de hoje e as feições mais parecidas com as de um macaco. Existiram cerca de sete espécies de australopithecus e os cientistas estimam que as espécies afarensis e africanos são consideradas ancestrais ou parentes mais próximos dos hominídeos. Para que não pairem dúvidas sobre a nossa origem: o ser humano atual e o chimpanzé  têm 98 por cento do DNA em comum.  De acordo com os cientistas, o primeiro humano foi o Homo habilis, que surgiu há cerca de 2,4 milhões de anos. Ele se destacou por sua habilidade em criar ferramentas de pedra e por sua organização social, que permitia a vida em pequenos grupos. Acredita-se que os primeiros humanos (homo habilis) surgiram num Vale do Quênia, na África Oriental.

O Homo erectus sucedeu ao Homo habilis e também evoluiu na África, onde  viveu entre 1,8 milhões de anos e 100 mil anos. Além das características do Homo habilis, eles já tinham uma linguagem, embora rudimentar.

Dando continuidade a evolução do gênero Homo, diversas outras espécies surgiram, como o Homo heidelbergensis que se espalhou pela África, Europa e Ásia e o Homo Neanderthalensis que habitou a Europa e a Ásia Ocidental. O Homo heidelbergensis é considerado um ancestral comum para o Homo neanderthalensis e o Homo sapiens. O Homo sapiens surgiu na África, entre 300 e 200 mil anos atrás, e daí se dispersou pelo velho Mundo, chegando à Oceania e à América em torno de 50 e 40 mil anos. Inclusive, os Neandertais e os Sapiens coexistiram durante milhares de anos, chegando mesmo a cruzarem e terem uma descendência fertil, comprovada por traços de DNA neandertal em populações humanas atuais. Como o Homo heidelbergensis se extinguiu entre 250 e 300 mil anos atrás e o Homo Neanderthalensis há 40 mil anos, hoje o Homo Sapiens é o único representante do gênero Homo.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A VIDA NA TERRA

Como e quando tudo começou Existem algumas teorias sobre o surgimento da vida na Terra, que deve ter acontecido há 4,2 bilhões de anos,...

 
 
 
BRASIL

Dados informativos Pobreza É considerado pobre no Brasil quem tem uma renda mensal de 665,00 reais. No Brasil, são cerca de 60 milhões...

 
 
 

Comentários


© 2025 por Quilim.

bottom of page